quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ex-plicação*

Em épocas de solteiro, viajava muito para a cidade de São Simão, perto de Ribeirão Preto, no Nordeste do estado de São Paulo, a 300 quilômetros da capital.
Cidade charmosa, bucólica, dos Casarões dos Barões de Café e suas ruas de paralelepípedo. Dizem que até Dom Pedro II esteve por lá e se rendeu aos seus encantos.
Por incrível que pareça para uma cidade colonial fundada em 22 de abril de 1865, em tempos de férias e feriados, São Simão abriga um grande número de jovens, moradores ou não. E as lindas jovens eram, sem dúvida, um bom motivo pra visitar a cidade. Mas fiz bons amigos por lá também.
Viajávamos em turma e ficávamos em Bento Quirino, no sítio do Zeppa Tudisco, um amigo ímpar, criativo e engraçado. Uma de nossas diversões era inventar brincadeiras “cult”. Lembro especialmente de uma onde cada um atribuía uma explicação “sui generis” ao significado das palavras começadas por ‘Ex’, sobre coisas que foram e por que deixaram de ser. E, como era uma brincadeira falada, sonora e não escrita, as palavras começadas com ‘Es’ também eram consideradas válidas.
Vou citar aqui algumas “pérolas” para ilustrar:
— Exibir: mostrar com orgulho. Ibir era um menino pequeno e muito tímido, até que, com a maioridade, ele cresceu, tornou-se o maior de toda a sua aldeia, tomou gosto por se “amostrar” e até mudou de nome.
— Excitação: a transmutação de algo antes somente citado, para um “frenesi” constatado.
— Esposo(a): ser que insiste em se tornar, sabendo que está fadado a deixar de ser e a perder sua pose.
— Esquilo: pequeno roedor servido como iguaria nos restaurantes dos índios Navajos americanos que, por sua pequena gramatura, deixou de ser vendido a quilo e passou a ser oferecido por unidade.
— Escola: instituição frequentada por seres que querem deixar de praticar a “cola”; mas, por ironia, onde mais se “cola” é na Escola.
— Estrume: o que antes era 'trume' e virou bosta. 'Trume', sinônimo de 'cremento'.
— Excremento: o que antes era 'cremento' e virou merda. Cremento, sinônimo de 'trume'.
— Escamas: placas alérgicas defensivas surgidas na pele daqueles que trocaram suas camas por superfícies mais ásperas para dormir. “E os peixes, onde dormem???”
— Estratégia: forma planejada de ação. Tratégia, do romano Trategis, era a forma desorganizada como os gauleses gordos e bêbados travavam suas batalhas. E venciam!!! Mas, curiosamente, só funcionava com eles. Mágica???
— Escargots: moluscos gastrópodes herbívoros. Os Cargots, do latim afrancesado carga, eram lesmas muito velozes que, de origem, não carregavam o caracol. Foram designadas pelos Deuses do Olimpo a ajudar outros insetos no transporte de alimentos e provisões. Revoltadas com essa função subserviente, mandaram sua lesma campeã desafiar Mercúrio, o mais veloz dos Deuses, em uma corrida. Como prêmio pela vitória, almejavam a liberdade. Derrotadas, como castigo exemplar, ganharam um enorme e pesado caracol que reduz a sua velocidade em 99,9%. Assim, tornaram-se seres lentos, de fácil captura. Atualmente, em sua velocidade máxima, conseguem percorrer até cinco metros em uma hora. Os Escargots são considerados uma iguaria culinária pelos franceses, mas servem de alimento ao homem desde a pré-história.
— Esfera: forma arredondada abstraída da posição fetal depressiva, adotada pelos grandes campeões, os chamados “feras”, após inesperada sucessão de derrotas.
— Esquimó: povo que migrou de planícies desérticas escaldantes, onde se localizava a cidade de Qui-mó-calô, para regiões mais “frescas”.
— Excalibur: espada com a qual Arthur, rei dos bretões, aniquilava todos aqueles que zombavam de seu pequeno 'calibur' ou calibre, após a traição de Guinevere com Lancelot.
— Exílio: referente à expulsão de Ílio, grande guerreiro, que lutou bravamente para defender Fódera, sua cidade natal, da invasão dos cartagineses. Mas, derrotado e abandonado por Ímio, seu irmão, foi condenado a passar seus últimos anos de vida longe de sua amada cidade e de sua família.
— Exímio: referente à transformação sofrida por Ímio, irmão mais novo de Ílio, que fugiu covardemente durante a invasão de Fódera pelos cartagineses e se refugiou em uma caverna nos arredores da cidade. Lá, conhece um monge chinês cego que concorda em treiná-lo de forma intensa e insana. Milagrosamente, em cerca de uma hora de filme, esse treinamento torna Ímio o maior guerreiro já visto em Fódera!!! No segundo longa-metragem da saga, volta à Fódera para vingar seu irmão.
— Extinto: Aniquilado, eliminado por causas naturais ou não. Referente ao costume medieval de “dar cabo” de um sujeito e, de preferência, de toda a sua família, todos os seus parentes, todos os seus amigos, todos os seus serviçais, todos os seus conhecidos e alguns desconhecidos através da ingestão de vinho tinto envenenado.
— Extraterrestre: é alguém que já esteve… Hummm!!! O que era mesmo um ‘traterrestre’??? Talvez um terrestre “Extra”, um fora de série tão fora de série que parece que veio de outro planeta.
— Esclarecimento (Explicação): É o que nós damos para tornar claro e nos complica ainda mais. Uma forma abreviada de “Claro como pisar em cimento”.
E assim vai... Quer mais??
Quanta bobagem, meu Deus!!!
Saudade de São Simão e de sua gente querida e amiga, principalmente do Zeppa!!! Bons tempos!!!

*Ex-plicação é uma homenagem ao querido amigo Giuseppe Tudisco, o Zeppa, que nos deixou em 2022.