quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ex

Em épocas de solteiro, viajava muito para a cidade de São Simão, perto de Ribeirão Preto, no Nordeste do estado de São Paulo, situado a 300 quilômetros da capital.
Cidade charmosa, bucólica, dos Casarões dos Barões de Café e suas ruas de paralelepípedo. Dizem que até Dom Pedro II esteve por lá e se rendeu aos seus encantos.
Por incrível que pareça, para uma cidade colonial, fundada em 22 de abril de 1865, São Simão em tempos de férias e feriados abriga um grande número de jovens, moradores ou não. E lindas jovens, na época, eram sem dúvida meu maior interesse. Mas fiz bons amigos por lá também.
Viajávamos em turma e ficávamos em um sítio em Bento Quirino. Uma de nossas diversões era inventar brincadeiras “cult”. Lembro especialmente de uma, onde cada um atribuía uma explicação "sui generis" ao significado das palavras começadas por Ex, de coisas que eram, e por que deixaram de ser. E como era uma brincadeira falada, sonora e não escrita, as palavras começadas com Es também eram consideradas válidas.
Vou citar aqui algumas “pérolas” para ilustrar:
- Exibir: mostrar com orgulho. Ibir era um menino muito tímido, até que com a maioridade, seu pênis, se tornou o maior de toda a sua cidade.
- Excitação: a transmutação de algo antes somente citado para algo constatado.
- Esposa: ser do sexo feminino que insiste em se tornar, sabendo que está fadada a deixar de ser e a perder sua pose.
- Esquilo: pequeno roedor, que é servido como iguaria nos restaurantes dos índios Navajos, que que por sua pequena gramatura, deixou de ser vendido a quilo e passou a ser oferecido por unidade.
- Escola: instituição frequentada por seres que querem deixar de praticar a “cola”, mas por ironia, onde mais se “cola” é na Escola.
- Estrume: o que antes era trume e virou bosta. Trume, sinônimo de cremento
- Excremento: o que antes era cremento e virou merda. Cremento, sinônimo de trume.
- Escamas: placas alérgicas defensivas, surgidas na pele daqueles que trocaram suas camas por superfícies mais ásperas para dormir. "E os peixes dormem a onde???"
- Estratégia: forma planejada de ação. Tratégia, do romano Trategis, era a forma desorganizada como os gauleses, gordos e bêbados travavam suas batalhas, e venciam!!! Mas curiosamente, só funcionava com eles. Mágica???
- Escargots: moluscos gastrópodes herbívoros. Os Cargots, do latim afrancesado carga, eram lesmas muito velozes, que de origem não carregavam o caracol. Foram designadas pelos Deuses do Olímpo, a ajudar outros insetos no transporte de alimentos e provisões. Revoltadas com essa função subserviente, mandaram sua lesma campeã desafiar Mercúrio, o mais veloz dos Deuses, em uma corrida. Como prêmio, pela vitória, almejavam a liberdade. Mas derrotadas, como castigo exemplar, ganharam um enorme e pesado caracol que reduz a sua velocidade em 99,9%, assim se tornando seres de fácil captura. Atualmente, em sua velocidade máxima conseguem percorrer até cinco metros em uma hora. Os Escargots são considerados uma iguaria culinária pelos franceses, mas servem de alimento ao homem desde a pré-história.
- Esfera: forma arredondada abstraída da posição fetal depressiva, adotada pelos grandes campeões, os chamados “feras”, após inesperada sucessão de derrotas.
- Esquimó: povo que migrou de planícies desérticas escaldantes, onde se localizava a cidade de Qui-mó-calô, para regiões mais “frescas”.
- Excalibur: espada com a qual Arthur, rei dos bretões, aniquilava todos aqueles que zombavam de seu pequeno calibur ou calibre.
- Escudeiro: ser masculino deflorado, aquele que daria a vida e outras coisas para defender o seu Cavaleiro. Deiro ou dadeiro, é sinônimo de doador.
- Exílio: referente à expulsão de Ílio, que lutou bravamente para defender Fódera, sua cidade natal, da invasão dos cartageneses. Mas, derrotado e abandonado por Ímio, seu irmão, foi condenado a passar seus últimos anos de vida, longe de sua amada cidade e de sua família.
-Exímio: referente à transformação sofrida por Ímio, irmão mais novo de Ílio, que fugiu covardemente, durante a invasão de Fódera pelos cartageneses, e se refugiou em uma caverna nos arredores da cidade. Lá conhece um monge chinês cego, que concorda em treiná-lo de forma intensa e insana. Milagrosamente, em cerca de uma hora de filme, esse treinamento torna Ímio o maior guerreiro já visto em Fódera!!! No segundo longa-metragem da saga, volta à Fódera para vingar seu irmão.
- Extinto: Aniquilado, eliminado por causas naturais ou não. “É o que D. Alzira teima em não ser”!!! Referente ao costume medieval de "dar cabo" de um sujeito e, de preferência, de toda a sua família, todos os seus parentes, todos os seus amigos, todos os seus serviçais, todos os seus conhecidos e alguns desconhecidos, através da ingestão de vinho tinto envenenado
- Extraterrestre: é alguém que já esteve..."O que era mesmo um traterrestre???"
- Explicação: esclarecimento. O que nós damos para tornar claro e nos complica ainda mais.
E assim vai... Quer mais??
Quanta bobagem, meu Deus!!!
Saudade de São Simão e de sua gente amiga. Bons tempos!!!


*Ex é uma homenagem à Giuseppe Tudisco, o Zeppa.