segunda-feira, 10 de abril de 2023

Domingo de Páscoa, 15:30h


Observei quando dois homens: um mais velho, de cabelos brancos, e outro mais novo, mas não tão novo assim, levantaram da mesa onde se reunia a família em uma barraca de praia, cruzaram a faixa de areia quase deserta pela previsão de chuva — que não se confirmou — engataram uma conversa cheia de assuntos e adentraram o encantador, mas traiçoeiro mar da Bahia.

Os dois vestindo bermudas pretas, com suas formas roliças estilo barril (principalmente o não tão novo assim), caminharam lentamente em direção às águas mais fundas daquele mar bravio, sem demonstrar receio algum, provavelmente porque seus “air bags” naturais, ou “beer bags”, eram mais seguros que as boias do Titanic e não permitiriam que afundassem.

Andavam tão absortos em sua conversa — e tão devagar — que depois de quase meia hora de caminhada, a água mal chegava em suas cinturas. Desconfio que seguiriam assim, sem se incomodar com as ondas que os empurravam em sentido contrário; naquele papo e a andar com seu ritmo próprio por horas, dias, semanas, meses… até chegar, quem sabe, à costa Africana.

De repente, quando só se via o vulto dos dois ao longe naquele mar enorme, outra figura roliça, feminina, entrou no mar veloz e decidida, enfrentou as ondas e foi na direção deles.

Pela distância e o barulho do mar não consegui ouvir a conversa que se seguiu quando ela finalmente os alcançou, mas pareceu que rolou bronca!!!

Eu a vi gesticulando, falando alto e apontando para a praia.

O mais velho, talvez seu pai, voltou na frente. O não tão novo, provavelmente seu marido, veio resmungando, puxado pela mão. Contrariados, mas resignados.

Quando chegaram mais perto da praia ainda consegui ouvi-la dizendo:

— “Oxi!!! Que p… de África??? Hoje é Páscoa, dia da família passar junta!!!”