sexta-feira, 1 de novembro de 2013

No Bar do Portuga

Junto de um velho relógio para os clientes sem "se mancol" se lembrarem da hora de ir embora, a parede do bar ostenta uma placa com a frase: ”Aqui se reúnem políticos, pescadores, publicitários e outros mentirosos.”
Caubi e Haroldo, companheiros de copo de longa data, semanalmente, bebem sua habitual cervejinha de final de tarde no Boteco do Postiga, ou Bar do Portuga, como é mais conhecido. O Postiga é um português meio mal humorado, meio “Seu Lunga”, que vindo de sua terra natal, Leiria, se estabeleceu no bairro de Itapuã, em Salvador, perto da colônia de pescadores, há mais de 30 anos.
Entre uma “saideira” e outra, os 2 amigos conversam sobre a conjuntura política nacional e mundial, fotografia, filmes, livros, artes em geral, futebol, mulheres... futebol... mulheres, e o que mais coçasse a língua.
Lá pelas tantas, quando o fim de tarde já é noite, Caubi, colocando a mão ao lado da boca, indaga cochichando:
- Haroldo, você sabe o que aconteceu com os 6 anões de Branca de Neve???
- Eram 7 anões, não 6!!! Responde Haroldo, achando que o erro matemático era fruto de confusão alcoólica
- Eram 7, mas são 6!!! Retifica Caubi.
- Como assim???
- Deixa eu explicar: O Mestre, caiu fora do grupo!!! Como ninguém mais gosta de velho sábio, ficou fora de moda e caro, (muito caro!!!), contrato antigo, desde 1937... foi obrigado a aceitar a proposta de demissão voluntária. Você acha que os Disney são bonzinhos??? O Soneca, foi diagnosticado com depressão crônica, tá internado. O Dengoso, saiu do armário, finalmente se assumiu!!! Com aquele dengo todo, né... O Atchim (A TIM), acho que foi trabalhar com telefonia, mas quando atende o telefone mais espirra do que fala... Hahhaahhahahhaha  O Feliz, foi descoberto, é usuário de drogas pesadas!!! Também pra ficar feliz o tempo todo... Ah!!! E por que 6??? Porque no Brasil, a gente descobriu, que na vida real o Dunga*... é o Zangado!!!
Os dois caem na gargalhada e Haroldo quase engasga com o gole de cerveja.
De trás do balcão, Postiga observa mal humorado, achando que a conversa é sobre ele.
- E que fim teve a Branca de Neve??? pergunta Haroldo.
- Olha, não tenho certeza, mas dizem que... Caubi para e suspira.
- Dizem o que, Caubi???
- Calma rapaz, você tem que aprender a respeitar a pausa dramática... O suspense ajuda a valorizar a história.
Voltam as gargalhadas.
- Dizem Haroldo, que a Branca de Neve virou a chefe do tráfico no morro. E que com ajuda da Gang dos anões, ela fornece a Branquinha pra toda Hollywood!!! Que ela usa de fachada uma laje daquelas de bronzeamento com bikini de fita isolante. Vai lá um monte de famosos e famosas, que voltam bronzeadinhos, mas com o nariz branquinho!!! O Bronze da Branquinha, ou seria, La Plata da Branquinha??? Está podre de rica!!! Hahhahhahahhahha
A onda de gargalhadas soa mais avassaladora ainda, até quem passa na rua para pra olhar.
Notando a atenção dos transeuntes, Haroldo, em uma pequeno momento de vaidade, tira os óculos e guarda no bolso. E interrompendo o riso pergunta:
- Caubi... (com pausa dramática) e tem morro em Hollywood???
- Claro que tem, Haroldo!!! Não tem aquele morro escrito Ho-ly-wu-di??? Responde Caubi, acompanhando a fala com um movimento horizontal do dedo.
- É verdade!!! Tem razão nobre companheiro!!!                                                                                               - "Bora" tomar a última que hoje tem jogo do Bahia!!! Apressa Caubi olhando o relógio na parede.
Bebem mais um pouco e respiram fundo, tentando voltar à pulsação normal entre as risadas intermitentes. Observam o gracioso sacolejo dos quadris das mulheres que passam pela rua, pedem mais uma “saideira” para o emburrado português e brindam:
- Que nossas mulheres nunca fiquem viúvas e BBMP*!!!

 Dunga*: Referência ao ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol e sua fama de mal humorado. BBMP*: Grito de Guerra dos torcedores do time do Bahia.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário