sexta-feira, 26 de março de 2021

Liliu e Dieguito

 Aguardando a decolagem de seu vôo, Liliu, ou Ulisses para os não íntimos, olha pela janela da aeronave com os olhos úmidos, já saudoso, se despedindo daquele lugar e sua gente. Mesmo sabendo que seria temporário, criou laços profundos, não com muitos, mas amou como poucos, cresceu como ser humano e apesar de adorar esportes, na imobilidade da quarentena pandêmica, o amor pela boa comida e aquela cervejinha gelada, fizeram-no crescer como corpo humano também. Ainda bem que as poltronas desse vôo não eram apertadas e se adequavam ao tamanho do passageiro.
 “ Con permiso...” soou uma voz no corredor.  Não querendo que vissem seus olhos marejados, Liliu fez um sinal de concordância contrariada com a cabeça, para que aquele “intruso indesejado” sentasse ao seu lado,  mas ao olhar de canto de olho a figura, também roliça, que fechava o cinto de segurança com certa dificuldade, não se conteve: “Dieguito!!!”
“Sí, encantado!” Responde o vizinho com um sorriso, lhe oferecendo a mão.
“Você é Dom Diego Armando Maradona!!!” Ulisses quase incrédulo, agora duplamente emocionado, aperta a sua mão, la mano de Dios.
“Sí soy yo! Y vos?”
“Ulisses, Ulisses Guedes!!! Muito prazer!!!”
Vendo os olhos chorosos de Ulisses, Maradona pergunta: “Conmovido???”’
“Muito!!!”’Responde Liliu indicando a janela.
“Mucho?” Pergunta Diego apontando para si mesmo, insinuando que fosse pela emoção de conhecê-lo, e solta uma sonora gargalhada.
Mas transformando o seu semblante, olha também pela janela e diz: “Yo también voy a extrañar mucho todo esto!!! Muchísimo!!!”
Por um momento quase se abraçaram e choraram juntos!
“Do que mais sente falta, Diego?”
“De todo! Família, amigos, no muchos... pero principalmente a la pelota!!  La pelota me lo ha dado todo!!! La pelota es mi mejor amiga!!! Claro, cambiaria algunas cositas en mi vida, pero...” funga e solta outra sonora gargalhada!!!
“Y vos? Sos brasileño, le gusta el fútbol, no?”
“Sim, muito!!! Sou torcedor do Bahia!!!”
“Bahia, no es un lugar?”
“Também, mas é o melhor time do Nordeste!!! Bi Campeão brasileiro!!!”
“Huuummm! No lo sé!!!”
“Pô Diego, quer me humilhar?”
“No, no, no... A mi me gusta el Flamengo, pero a-m-o el Boca!!!”
“Boca Juniors!!!”
“Sí!!!”
“E o Barcelona, Sevilla, Napoli?”
“Me gustan todos, pero principalmente el Napoli!!! Con Napoli batimos todos los gigantes de Itália, Juve, Milan, Inter...!!! Allá jugué con Ricardo (Alemão) Y Antônio (Careca), un bellísimo jugador!!!”
“Careca era melhor que Ramon Diaz?”
“Era mejor que Van Basten!!! Así como yo soy mejor que Pelé!!!” Os dois gargalham juntos.
“Y juegas al fútbol?” Perguntou Diego.
“Não! Depois que eu vi você jogar, desisti!!!” Responde Liliu rindo. “Mas gosto de nadar, principalmente no mar!!!”
“Hummm me gustan las playas de Brasil!!!”
“Praia e futebol, como no Brasil, não tem igual!!!” Diz categórico Ulisses, provocando o gênio canhoto.
Maradona disfarça olhando para o corredor, vendo a bela comissária que passa, emenda: “Que guapa, seguro es argentina!!!”
E os dois voltam a gargalhar.
No restante da viagem conversam como velhos amigos, trocam confidências. Falam sobre tristezas e alegrias, solidão, o encontro de um novo amor, filhos, desafios, drogas, rock’n roll, e claro, futebol. Sobre a saudade do que passou, mas ficou na lembrança e no sentimento.
Quando o comandante anuncia a proximidade do pouso, Ulisses tira um selfie com Maradona. A primeira vontade que vem a sua mente é mandar aquela foto para os filhos e a esposa, contando sobre esse encontro inusitado. Seus olhos se emocionam de novo.
“Mucho conmovido?” Pergunta Dieguito apontando para si de novo, os dois se abraçam entre risos e lágrimas.
No desembarque do avião trocam contatos e combinam de caminhar juntos para melhorarem a forma. Mas já na despedida, um pensativo Ulisses pergunta:”Dieguito, só uma dúvida, será que aqui rola aquela cervejinha???”

PS: uma Homenagem a Ulisses Guedes e Diego Maradona, que pegaram o mesmo vôo em 25/11/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário